Melhorias foram discutidas entre representantes da concessionária e do Procon de Tubarão.
As melhorias recentemente implementadas na praça de pedágio de Tubarão e as ações ainda a serem adotadas para minimizar os congestionamentos comuns no período de fim de ano foram discutidas em reunião entre representantes do Procon e da concessionária. O encontro foi motivado pelo elevado fluxo de veículos que trafegam pelo trecho com a proximidade das festas e alta temporada de verão.
Foram apresentadas ações já executadas, como a instalação de totens de autoatendimento, que permitem o pagamento da tarifa por cartão de crédito e débito, e sinalização com cores diferentes para cada forma de pagamento.
Entre os meses de dezembro e março, estarão proibidas obras de recuperação de pavimento, manutenção ou conservação da rodovia durante o dia nas proximidades da praça de pedágio. Isso porque intervenções desse tipo exigem interdições de faixa, o que pode provocar lentidão.
A ViaCosteira ainda anunciou a contratação de mais colaboradores para atuar nas praças na Operação Verão 2025/2026. A medida garantirá que todas as cabines possam operar simultaneamente, caso seja necessário.
O gerente geral de operações da concessionária, Joelson Ferreira, informou que a empresa aguarda ajustes na legislação para implantação do sistema de cobrança eletrônica sem cabines e sem cancelas, o chamado free flow.
Nesse modelo, o pagamento poderá ser feito de duas formas: o usuário poderá adquirir a tag para pagamento automático da tarifa ou por meio de leitura da placa do veículo, em que o motorista deverá buscar a concessionária, por meio dos canais de atendimento, para quitar a tarifa.