Os novos membros iniciarão nesta sexta-feira (22) o Curso de Ingresso na Carreira e em breve entrarão em exercício
O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) deu posse, na manhã desta quinta-feira (21), a 14 Promotores e Promotoras de Justiça Substitutos aprovados no 44º Concurso de Ingresso na Carreira. A sessão solene do Colégio de Procuradores de Justiça, ocorreu no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, em Florianópolis.
A solenidade, presidida pelo Procurador-Geral de Justiça, Fábio de Souza Trajano, contou com a participação de autoridades e representantes de diversas instituições públicas, membros e servidores do MPSC, além de familiares e amigos dos empossados. A leitura do termo de posse foi feita pela Secretária-Geral do MPSC, Promotora de Justiça Claudine Vidal de Negreiros da Silva, que também acompanhou o juramento dos novos membros.
O primeiro discurso do dia foi protagonizado pela primeira colocada no concurso e recém-empossada Promotora de Justiça Bruna Amanda Ascher Razera, que falou em nome dos novos integrantes do MPSC. Bruna relembrou o percurso de estudos, provas e desafios até a posse. "O dia com que tanto sonhamos se tornou realidade. Este momento marca o ápice de uma jornada repleta de desafios, sacrifícios e, acima de tudo, determinação e resiliência. Quando iniciamos nossos estudos para concurso, partimos de um sonho comum: o ingresso na carreira do Ministério Público de Santa Catarina", disse.
Abrindo os discursos de boas-vindas aos novos colegas, o Presidente da Associação Catarinense do Ministério Público, Promotor de Justiça Alexandre Estefani, também exaltou a participação indispensável dos familiares, amigos e companheiros no processo de preparação para o concurso. "Não há como chegar até aqui sem sofrermos alguns tropeções e derrotas pelo caminho, por isso os familiares sabem melhor do que ninguém o que vocês passaram. Sem eles vocês não estariam aqui, então compartilhem essa vitória que as pessoas que lhes são importantes", disse.
Na sequência, o Procurador de Justiça Ary Capella Neto tomou a palavra e salientou a importância da atuação para a sociedade catarinense. "Quero ressaltar que a presença de vocês nas suas futuras comarcas, em especial naquelas menores, é muito importante para a população, que deposita muita fé na figura do Promotor de Justiça. Façam-se presentes na vida das suas futuras comunidades, porque somente se envolvendo com a cidade e com seus vizinhos é que vocês estarão aptos a bem desenvolver a função que hoje lhes é outorgada", finalizou.
O encerramento da cerimônia ficou a cargo do Procurador-Geral de Justiça, Fábio de Souza Trajano, destacou aos novos colegas que o ingresso no MPSC não representa apenas a assunção de um cargo, mas o compromisso com uma missão, que exige humildade, paciência e resiliência. "Honrem essa bela história escrita a muitas mãos de homens e mulheres que se dedicaram e se dedicam a fazer justiça. Sobretudo, sejam vocês esperança e renovação para o Ministério Público e para a sociedade catarinense".
Fique bem informado! Participe do nosso grupo de leitores e receba notícias diárias no seu celular. Acesse o link: https://chat.whatsapp.com/HefyIzhIpO1D2HC4Ytp