Outros municípios interessados em implantar o serviço devem formalizar a intenção à Superintendência de Urgência e Emergência.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) passou a contar nesta semana com duas motolâncias em Florianópolis, para a realização de atendimentos pré-hospitalares em locais congestionados ou de difícil acesso. As motocicletas permitem uma resposta mais rápida às ocorrências, especialmente em situações nas quais o tempo é decisivo.
Os veículos são equipados com os itens essenciais para o atendimento em saúde, como desfibriladores, materiais para controle de hemorragias e equipamentos para suporte básico de vida, além de outros suprimentos médicos.
As motos são conduzidas por técnicos de enfermagem capacitados, responsáveis por realizar o primeiro atendimento emergencial ao paciente até a chegada de uma ambulância convencional ou de uma equipe de suporte avançado. Dessa forma, as motolâncias atuam como apoio às Unidades de Suporte Básico e Avançado.
Prefeitos e secretários de Saúde dos municípios catarinenses interessados em implantar o serviço de motolâncias devem ter o serviço de USB do tipo ambulância ativa e formalizar a intenção por meio de ofício encaminhado à Superintendência de Urgência e Emergência. Antes da implantação, será realizado um estudo de viabilidade e um detalhamento técnico para avaliar se o serviço pode ser efetivamente implementado no município.