Local em Jaguaruna consolida fama de “Nazaré Brasileira” após feito registrado por Lucas Chumbo
A Laje da Jagua, em Jaguaruna, acaba de reforçar sua reputação como cenário das maiores ondas do Brasil. O pico registrou uma ondulação de impressionantes 14,82 metros, superando o próprio recorde, conforme confirmou nesta quinta-feira (14) o oceanógrafo Douglas Nemes.
O feito ocorreu em 30 de julho, quando um ciclone extratropical atingiu o litoral catarinense, proporcionando as condições ideais para que o campeão mundial Lucas Chumbo encarasse a gigante. Conhecida como a “Nazaré Brasileira”, devido à formação rochosa no fundo do mar que potencializa as ondas, a Laje ostenta desde 2022 o título de Capital Nacional da Maior Onda do Brasil.
O recorde anterior, de 13,72 metros, pertencia ao surfista Thiago Jacaré. Outras marcas históricas também já foram registradas no local, como 13,42 e 13,26 metros.
A medição da nova onda foi feita com o auxílio de inteligência artificial, que analisou imagens e aplicou cálculos matemáticos para medir com precisão a distância entre a base e a crista. Segundo Nemes, o método envolve dezenas de análises e equações específicas para garantir um resultado cientificamente confiável.