A representante eleita é Andrea Luckina, gestora da Associação Cultural e Terapêutica da Região da Amurel (ACUSTRA).
Foto: PML O município de Laguna estará representado na 14ª Conferência Nacional de Assistência Social, após a eleição de uma delegada da sociedade civil durante a Conferência Estadual de Assistência Social, realizada nos dias 7, 8 e 9 de outubro de 2025, em Florianópolis (SC).
A representante eleita é Andrea Luckina, gestora da Associação Cultural e Terapêutica da Região da Amurel (ACUSTRA), que participará da etapa nacional em nome do município.
A presença de Laguna na conferência nacional integra o processo conferencial do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que ocorre em etapas municipais, estaduais e federal. A conferência municipal de Laguna foi realizada nos dias 8 e 9 de julho deste ano.
De acordo com a Norma Operacional Básica do SUAS (NOB-SUAS/2012), as Conferências de Assistência Social têm como objetivo avaliar a Política de Assistência Social e definir diretrizes para o aprimoramento do sistema, em todas as esferas — União, Estados, Distrito Federal e Municípios.
O processo conferencial fortalece o papel dos Conselhos de Assistência Social e o controle social dentro do SUAS, sendo um importante instrumento de participação democrática e deliberação coletiva.