Durante os feriados prolongados, os Hemocentros enfrentam uma queda no número de doadores, enquanto a demanda por transfusões pode aumentar
Para garantir que os estoques de sangue estejam abastecidos e possam atender a quem precisa, o Governo do Estado, por meio do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc), reforça a importância da doação nesta época do ano. Durante os feriados prolongados, costuma ocorrer queda no número de doadores, enquanto a demanda por transfusões pode aumentar.
Por conta disso, o Hemosc reforça a importância de manter os estoques equilibrados para atender emergências, cirurgias e tratamentos de pacientes que dependem de transfusões. “Os estoques de sangue têm apresentado variações, especialmente nos tipos A e O positivo e negativo. Historicamente, durante o Carnaval, as doações diminuem ainda mais. Por isso, contamos com a solidariedade da população para reservar alguns minutos e fazer sua doação, ajudando a manter os estoques em níveis seguros e salvando vidas”, afirma Patrícia Carsten, diretora-geral do Hemosc.
O Hemosc, órgão da Secretaria de Estado da Saúde (SES), é responsável por 99% da coleta e distribuição de sangue no estado. Todas as unidades do HEMOSC estão prontas para receber os doadores antes do início da folia. Para encontrar o endereço da unidade mais próxima, agendar e verificar os demais critérios de doação, basta acessar o site oficial do Hemosc.
Critérios básicos para doação de sangue:
Horários de atendimento durante o Carnaval:
Fique bem informado! Participe do nosso grupo de leitores e receba notícias diárias no seu celular. Acesse o link: https://chat.whatsapp.com/HefyIzhIpO1D2HC4Ytp