Estudo apresenta alternativas para reduzir acidentes e congestionamentos e prevê a possibilidade de construção futura de túneis
O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, protocolou nesta quinta-feira (4) o Estudo de Concepção do Contorno do Morro dos Cavalos junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e ao Ministério dos Transportes. A medida busca solucionar problemas crônicos de tráfego e segurança no trecho entre os quilômetros 233 e 236 da BR-101, em Palhoça, mesmo sem a presença do ministro Renan Filho, que não recebeu a comitiva catarinense.
O projeto, desenvolvido pelo Governo do Estado, propõe a construção de um contorno de aproximadamente 5,2 quilômetros, com investimento estimado em R$ 291 milhões, oferecendo alternativa rápida e segura para um trecho que atualmente não possui acostamento e sofre constantes bloqueios em casos de acidentes ou chuvas fortes.
“Esse é um projeto para o catarinense, que tá cansado de ver a tragédia que é hoje esse trecho do Morro dos Cavalos. É responsabilidade federal, mas vamos assumir o compromisso estadual para ver o problema resolvido”, afirmou Jorginho Mello.
O contorno, segundo o governo, não inviabiliza a construção futura de túneis, que podem ampliar a capacidade da rodovia a longo prazo. A iniciativa recebeu apoio do Fórum Parlamentar Catarinense, que analisou o estudo na quarta-feira (3).
Segundo a secretária de Estado da Infraestrutura, Vânia Franco, foram feitas tentativas de reunião oficial com o Ministério dos Transportes, mas sem retorno até o momento. O governo estadual aguarda agora uma posição oficial para avançar na execução do projeto e definir as responsabilidades entre Estado, União e concessionária da BR-101.