Atividades foram elencadas após orientação da Regional de Saúde do Estado
Em resposta às ocorrências com envolvimento de escorpiões encontrados em Gravatal, uma força-tarefa integrada será realizada para intensificar as ações de prevenção e controle do aracnídeo. Dessa forma, espera-se garantir ainda mais segurança e tranquilidade à população. O objetivo é também dar mais enfâse as atividades de prevenção e varreduras que já são efetuadas pela Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, Epidemiológica e Combate de Endemias.
A operação é resultado de um esforço conjunto entre a Administração Municipal, a Secretaria Municipal de Saúde e a Regional de Saúde, com apoio técnico do governo do Estado de Santa Catarina. A união das instituições permite uma abordagem mais ampla no combate ao problema.
As orientações estabelecidas foram listadas após visita técnica da Regional de Saúde em Gravatal. Entre as ações previstas estão: vistorias em áreas de risco, com foco em locais onde já houve registros do animal e orientações à população sobre como evitar a proliferação dos escorpiões em suas casas e terrenos.
Além disso, de acordo com a secretária de Saúde, Cristini Ferreira, deverá ser solicitada a possibilidade da limpeza e manutenção preventiva de áreas públicas e redes de esgoto, como também, será feita o monitoramento constante dos pontos mais vulneráveis do município, com a realização de varreduras constantes através das equipes de saúde.
“A força-tarefa continua e será acompanhada de perto, como já vem sedo realizada em outras ações. Reforçamos o pedido à população como manter terrenos limpos, vedar ralos, não acumular entulho e ficar atento a locais úmidos e escuros. Essas são medidas essenciais de prevenção”, orienta a secretária e acrescenta que um 'Dia D' de Combate aos Escorpiões” é organizado.
A parceria entre os órgãos demonstra o compromisso de Gravatal com a saúde pública e o bem-estar da comunidade. “Essa ação integrada é essencial para combatermos o problema de forma efetiva e protegermos nossos moradores”, afirma o prefeito Clei Rodrigues.
Orientação aos moradores
Em caso de avistamento de escorpiões, os moradores devem entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica do município para registro e providências imediatas. A recomendação é de que as pessoas:
- Agitem roupas e calçados antes de usá-los;
- Evitem colocar as mãos em buracos, sob pedras ou troncos podres;
- Usem calçados e luvas ao mexer no jardim ou em locais com entulhos;
- Afastem camas e móveis das paredes e evitem deixar roupas no chão;
- Mantenham ralos do banheiro e da cozinha sempre fechados;
- Evitem pendurar roupas em portas e paredes.
Fique bem informado! Participe do nosso grupo de leitores e receba notícias diárias no seu celular. Acesse o link: https://chat.whatsapp.com/HefyIzhIpO1D2HC4Ytp