A partir de agora, duas siglas - CBS e IBS - vão começar a aparecer no dia a dia dos consumidores na nota fiscal de produtos e serviços.
As empresas brasileiras têm um desafio nesse começo de ano: as novas regras da reforma tributária. O primeiro vai ser com o modelo das notas fiscais.
A partir de agora, duas siglas - CBS e IBS - vão começar a aparecer no dia a dia dos consumidores na nota fiscal de produtos e serviços. São os dois novos impostos criados pela reforma tributária: Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), de competência federal; E Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), de estados e municípios.
Em contrapartida, vão desaparecer cinco impostos que existem hoje: PIS, Cofins e IPI, além do ICMS e do ISS. Mas a substituição será gradativa. Por enquanto, é só um teste. Os novos impostos terão que ficar destacados na nota, mas durante 2026 só como demonstrativo, sem cobrança adicional.
Segundo a Receita Federal, até o meio-dia desta sexta-feira (2), 1,7 milhão de notas já foram emitidas da nova forma. Para as empresas do Simples Nacional, nada muda ainda. Elas só terão de destacar os dois novos impostos nas notas fiscais em 2027. Mas para as outras, o trabalho de adaptação já começou.