A lei que tornou o dia como feriado nacional foi sancionada em dezembro de 2023
Pela primeira vez, o Dia da Consciência Negra será celebrado em todo território brasileiro. Comemorado nesta quarta-feira (20), a data que tem a finalidade de homenagear Zumbi dos Palmares, passou a ser considerada feriado nacional em 2024. A lei que tornou o dia como feriado nacional foi sancionada em dezembro de 2023, pelo presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva.
Zumbi dos Palmares, que é considerado um símbolo da resistência negra no Brasil, foi responsável por liderar o Quilombo dos Palmares, uma comunidade livre formada por escravos fugitivos das fazendas no Brasil colonial. Considerado o maior da América Latina, o Quilombo dos Palmares chegou a reunir cerca de 20 mil pessoas.
Até o 2023, o Dia da Consciência Negra era considerado feriado apenas em seis estados brasileiros e em mais de 1,2 mil cidades do Brasil, por meio de leis municipais ou estaduais. Porém, a partir deste ano, a representatividade será celebrada nos 26 estados do Brasil, reforçando ainda mais a história, cultura e tradições do povo africano.
Fique bem informado! Participe do nosso grupo de leitores e receba notícias diárias no seu celular. Acesse o link: https://chat.whatsapp.com/HefyIzhIpO1D2HC4Ytp