Sexta-feira, 20 de junho de 2025
Tubarão
24 °C
16 °C
Fechar [x]
Tubarão
24 °C
16 °C
GERAL

Decreto com proibição de entrada nos EUA entra em vigor nesta segunda-feira (9)

A proibição é para cidadãos de doze países. Pessoas de outras sete nacionalidades terão entrada restrita

EUA, 09/06/2025 10h00 | Por: Redação | Fonte: Veja

Entrou em vigor, nesta segunda-feira (9, a proibição de entrada nos Estados Unidos para cidadãos de doze países. O presidente americano, Donald Trump, assinou na semana passada um decreto que baniu visitas de pessoas do Afeganistão, Chade, República do Congo, Guiné Equatorial, Eritreia, Haiti, Irã, Líbia, Mianmar, Somália, Sudão e Iêmen. 

Os cidadãos de outros sete países terão entrada restrita no país: Burundi, Cuba, Laos, Serra Leoa, Togo, Turcomenistão e Venezuela. Anteriormente, uma reportagem do jornal americano The New York Times afirmou que o governo americano avaliava incidir a ordem executiva sobre impressionantes 43 nações, levantando a possibilidade de haver novas adições ao grupo no futuro. 

Trump alertou que outras nacionalidades podem ser incluídas na lista “à medida que novas ameaças surjam no mundo”. No decreto, o presidente fez referência à proibição de viagens que emitiu no início de seu primeiro mandato, em 2017 – que sofreu diversas contestações legais e causou caos em aeroportos, com viajantes sendo impedidos de embarcar para os Estados Unidos e detidos ao chegar ao país.

Ele afirmou, desta vez, que novas limitações seriam necessárias para a segurança nacional. Ao anunciar a proibição de entrada na semana passada, Trump afirmou que o fazia após um “ataque terrorista” contra judeus no estado do Colorado. Um homem de origem egípcia, que, segundo as autoridades, estava no país ilegalmente, atacou um grupo de manifestantes judeus a favor da liberação dos reféns israelenses em Gaza.

“O recente ataque terrorista em Boulder, Colorado, destacou os perigos extremos que representa a entrada de cidadãos estrangeiros que não estão devidamente verificados”, disse Trump em um vídeo publicado no X (antigo Twitter). A nova proibição de entrada, porém, não incluiu o Egito. O texto criou algumas exceções, como residentes permanentes legalizados e portadores de visto existentes.

A ação segue um decreto assinado por Trump, assim que voltou à Casa Branca, no dia 20 de janeiro, exigindo que o governo identificasse as nações “para os quais as informações de verificação e triagem são tão deficientes a ponto de justificar uma suspensão parcial ou total da admissão de cidadãos desses países”.

 

Fique bem informado! Participe do nosso grupo de leitores e receba notícias diárias no seu celular. Acesse o link: https://chat.whatsapp.com/HefyIzhIpO1D2HC4Ytp

TubaNews

As notícias de Tubarão e região sempre ao seu alcance.

(48) 99167-0677 | redacao@tubanews.com.br

TubaNews © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!