Temperatura não deve ultrapassar os 15ºC.
Foto: Reprodução O primeiro final de semana de julho será marcado por chuva volumosa e temperaturas baixas em Santa Catarina. No sábado (6), a frente fria que atua no estado avança, favorecendo chuva de forma abrangente por SC, começando pelas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul, em especial no Litoral Sul e Oeste, onde os volumes podem ser mais expressivos, trazendo risco moderado a pontualmente alto para ocorrências como alagamentos e enxurradas, especialmente no Litoral Sul.
Nas demais áreas, entre a Grande Florianópolis e o norte do estado, o tempo nublado predomina na maior parte do dia, com chuva ocasional a qualquer hora, principalmente entre o final da tarde e noite, iniciando com fraca intensidade. Com o tempo fechado e os ventos de sul, a sensação será de frio no estado, inclusive à tarde, quando as temperaturas máximas não passam de 15°C na maior parte das regiões, ficando próximas dos 4°C a 6°C nas áreas serranas e nos pontos mais altos da Grd. Florianópolis serrana. Em função da variação das temperaturas em relação ao dia anterior, o risco é baixo a pontualmente alto para ocorrências associadas ao declínio das temperaturas.
No domingo (7), a frente fria avança ainda mais para a norte e se posiciona sobre o estado, favorecendo a ocorrência de pancadas de chuva, algumas pontualmente intensas, a qualquer momento do dia em várias regiões com risco moderado a pontualmente alto para ocorrências associadas às chuvas intensas e temporais isolados. Os ventos apresentam fraca intensidade e de direção sul com rajadas entre 40 e 50 km/h nas áreas litorâneas.
No amanhecer, as temperaturas variam de 4°C a 7°C nos pontos mais altos da Serra e de 7°C a 10°C no Extremo Oeste, Grd. Florianópolis Serrana e Alto Vale do Itajaí e de 10°C a 13°C nas demais regiões. À tarde, em função da chuva e da influência do ar frio, as temperaturas apresentam pouca variação com marcas entre 5°C e 7°C na Serra e Grd. Florianópolis Serrana e de 8°C a 14°C nas demais regiões.