Inicialmente a ideia é de que a isenção permaneça até o dia 31 de maio de 2026, de uma forma experimental
O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Lin Jian, revelou nesta quinta-feira (15), que o país irá isentar o visto de até 30 dias no país para brasileiros, chilenos, argentinos, peruanos e uruguaios. A medida passa a valer no dia 1º de junho.
O caso afeta aqueles que viajarem para a China à turismo, negócios e visitas a conhecidos, como familiares. Jian afirmou que, inicialmente, a ideia é que a isenção permaneça até o dia 31 de maio de 2026, ainda de uma forma experimental. Em meio a isso, a iniciativa será avaliada para saber se continua valendo ou não.
Durante fórum em Pequim com a presença de líderes e autoridades da América do Sul nesta semana, o presidente da China, Xi Jinping, já tinha revelado que cinco países da região receberiam a isenção, porém não revelou quais seriam. Os chineses, no entanto, não deram mais detalhes da escolha. O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, esteve na China para o fórum, porém seu país não foi contemplado, por exemplo.
Por outro lado, o argentino Javier Milei enviou um representante apenas e está entre os escolhidos para a iniciativa. A política faz parte de uma tentativa de aproximação dos chineses com os latino-americanos. O Brasil é um dos principais parceiros comerciais, por exemplo, algo que foi reforçando tanto por Xi quanto pelo presidente Lula.
Fique bem informado! Participe do nosso grupo de leitores e receba notícias diárias no seu celular. Acesse o link: https://chat.whatsapp.com/HefyIzhIpO1D2HC4Ytp