Sábado, 06 de dezembro de 2025
Tubarão
32 °C
19 °C
Fechar [x]
Tubarão
32 °C
19 °C
GERAL

CBMSC alerta para cuidados no inverno

As baixas temperaturas contribuem para a diminuição da imunidade, sendo imprescindível se precaver e manter a ventilação do ambiente para ter a circulação do ar

Santa Catarina, 25/06/2025 09h30 | Por: Redação
Fotos: CBMSC/Divulgação

Com a entrada do inverno e a previsão é de queda abrupta nas temperaturas. Por conta disso, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) reforça à população os cuidados essenciais para evitar acidentes domésticos, intoxicações e exposição ao frio.

Segundo a corporação, o uso de aquecedores, lareiras e fogões a lenha pode elevar o risco de incêndios. A recomendação é manter ventilação adequada, longe de materiais inflamáveis, não sobrecarregar chaminés e utilizar equipamentos com certificação do Inmetro. A lareira ecológica, alimentada por álcool, exige atenção redobrada: nunca reabasteça com o aparelho ainda quente, pois há perigo de explosão.

As baixas temperaturas contribuem para a diminuição da imunidade, sendo imprescindível se precaver e manter a ventilação do ambiente para ter a circulação do ar. Além disso, é fundamental a utilização de álcool em gel e demais providências evitando a propagação de gripes e resfriados.

 

Medidas recomendadas:

Cobertores elétricos: evitar umidade, não dormir com eles ligados, monitorar crianças e idosos e seguir rigorosamente as instruções do fabricante.

Aquecedores: sempre ao utilizar qualquer tipo de aquecedor é preciso ventilar o ambiente, para a renovação do ar. Aquecedores elétricos não devem ser cobertos por nenhum material.

Distância segura: manter crianças, idosos e animais de estimação longe de fontes de calor, especialmente fogões e lareiras, por pelo menos 1 metro.

Ventilação e prevenção à saúde: manter ambientes arejados para evitar acúmulo de gases tóxicos e reforçar a hidratação, consumo de chás e alimentos quentes — medidas que também ajudam a prevenir gripes e resfriados.

Se ocorrer incêndio, intoxicação ou outro tipo de sinistro doméstico, acione 193 imediatamente. “Muitos dos acidentes que atendemos poderiam ser evitados com medidas simples, como ventilar os ambientes ao usar aquecedores ou respeitar a distância segura de fontes de calor. É fundamental que a população tenha atenção redobrada ao manusear equipamentos de aquecimento. Em qualquer situação de risco, estamos prontos para atender a população. Basta ligar 193”, reforça o subcomandante do 4° Batalhão de Bombeiros Militar, major Renan Fernandes.

 

 

TubaNews

As notícias de Tubarão e região sempre ao seu alcance.

(48) 99167-0677 | redacao@tubanews.com.br

TubaNews © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!