Nova opção traz mais agilidade, segurança e economia ao Estado, com emissão do QR Code exclusivamente pelo Detran Digital
A partir desta segunda-feira (4), os catarinenses podem pagar o IPVA e taxas veiculares como licenciamento e registro por meio do PIX, tornando o processo mais rápido, prático e acessível por qualquer banco. A medida foi implementada pela Secretaria da Fazenda (SEF/SC) e o Detran/SC, com apoio do governador Jorginho Mello, que destacou a importância de facilitar a vida do cidadão e digitalizar os serviços públicos.
O pagamento por PIX não depende de banco credenciado e é compensado em poucos minutos. A mudança também gera economia ao Estado, com redução das taxas bancárias, a projeção é de R$ 2,2 milhões economizados por ano, considerando adesão parcial da população.
O boleto do IPVA agora contará com um QR Code, que deve ser gerado apenas pelo sistema oficial Detran Digital, acessado com login via GOV.BR. A SEF/SC alerta para possíveis golpes e reforça que não envia QR Codes por e-mail ou SMS. O pagamento será feito diretamente à conta da Secretaria da Fazenda no Banco do Brasil.
Além do PIX, o contribuinte ainda pode optar por pagar o IPVA com cartão de crédito (em até 12x) ou parcelar em até três vezes no boleto tradicional.