Audiência da ANTT reúne sindicatos e federações para discutir melhorias na rodovia
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realiza nesta terça-feira (12), das 14h às 18h, no Parque Diamante, em Capivari de Baixo, a audiência pública da Revisão Quinquenal do contrato de concessão da BR-101/SC, operado pela ViaCosteira/Motiva.
Na reunião, a Fetrancesc e sindicatos do setor de transporte de cargas vão propor que as obras no trecho do Morro dos Cavalos, hoje sob responsabilidade da Arteris, passem para a gestão da ViaCosteira. A solicitação também consta em documento do Conselho de Federações Empresariais (Cofem), que reúne FIESC, Fecomércio, Faesc, Fetrancesc, Facisc, FCDL, Fampesc e Sebrae-SC.
As entidades argumentam que a concessionária tem longo prazo contratual e menor volume de obras pendentes, o que permitiria priorizar o Morro dos Cavalos e manter tarifas mais baixas, já que o pedágio da ViaCosteira custa cerca da metade do cobrado no trecho Norte.
A Revisão Quinquenal ocorre a cada 5 a 10 anos e serve para avaliar o cumprimento do contrato, propor melhorias e adequar o planejamento de obras para os próximos anos.