Com o tema “Construindo a Política de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”, o evento contou com palestras de especialistas e intensos debates em plenária
A etapa municipal da 6ª Conferência Nacional das Cidades, reuniu representantes do poder público, movimentos sociais, universidades e sociedade civil na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). O encontro, sediado em Laguna, ocorreu na sexta e sábado (11 e 12).
Com o tema “Construindo a Política de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”, o evento contou com palestras de especialistas e intensos debates em plenária. Ao final, foram aprovadas nove propostas prioritárias que serão encaminhadas para a etapa estadual da Conferência, além da eleição das(os) delegadas(os) que representarão o município na próxima fase do processo participativo.
“A partir de agora, seguimos para a finalização do relatório da etapa municipal, que será concluído no prazo de até dez dias e encaminhado à Comissão Organizadora da Conferência Estadual das Cidades, por meio da Plataforma ReDUS. Em seguida, uma comissão específica de Sistematização e Validação, vinculada à organização estadual, fará a avaliação desse material e dará um parecer sobre a validação da etapa municipal de Laguna. A Conferência Estadual está prevista para acontecer nos dias 19, 20 e 21 de agosto. Vale lembrar que os prazos foram prorrogados para que outros municípios ainda possam realizar suas etapas locais”, explicou o coordenador da comissão organizadora e arquiteto, Flávio Alípio.
As propostas ainda estão em fase de sistematização e serão finalizadas para serem validadas e enviadas para a etapa estadual.