As séries documentais estão em alta! Cada vez mais as plataformas de streamings estão apostando em grandes produções documentais, sobretudo com foco em crimes reais e mistérios sem solução. Esse fenômeno reflete uma busca maior por produções com histórias reais e curiosas. Por isso, aqui vai um lista com algumas séries documentais que você deveria assistir:
Rezar e Obedecer (Netflix)
A série explora a história de Warren Jeffs, um autodeclarado profeta da Igreja Fundamentalista de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos dias, ou FLDS, um ramo da Igreja Mórmon que defende e pratica a poligamia. Por anos, Warren exigiu lealdade absoluta dos membros da comunidade, administrando de maneira rigorosa o que era ensinado, as vestimentas, as relações, proibindo as celebrações em comunidade e definindo quais moças casariam com quem, além de expulsar ou obrigar os filhos homens da comunidade a trabalhar em construções da igreja.
Após ser revelada a união de muitos dos membros da comunidade com meninas menores de idade e a acusação de que teria abusado sexualmente alguns dos seus filhos, Jeffs se tornou um dos nomes mais procurados pelo FBI em 2006. O documentário explora todas as contradições e crimes da seita religiosa, mostrando o reinado de terror psicológico instaurado por Warren Jeffs após herdar a liderança de seu pai.
D.B. Cooper: Desaparecimento no Ar (Netflix)
Mesmo após mais de 50 anos, o desaparecimento de D.B. Cooper, famoso sequestrador de um voo nos Estados Unidos que ia da cidade de Portland até Washington ainda é um mistério sem solução. Em novembro de 1971 ele tomou o controle de uma aeronave e ordenou que fosse entregue uma enorme quantia de dinheiro após ameaçar explodir o avião.
Depois de conseguir remanejar o voo para a Cidade do México, o homem pulou de paraquedas em pleno voo com a quantia que hoje equivale a mais de 1 milhão de dólares e nunca mais foi encontrado ou sequer identificado. Por ter comprado a passagem com o pseudônimo de Dan Cooper, o sequestrador ficou conhecido como D. B. Cooper. A série documental investiga os aspectos que cercam o ocorrido, verificando as teorias que fazem desse ocorrido, um enigma que percorre o tempo.
O Maior Roubo de Arte de Todos os Tempos (Netflix)
Em 18 de março de 1990, 13 obras de arte foram levadas do Museu Isabella Stewart Gardner, em Boston, naquele que ficou conhecido como “o maior roubo de arte de todos os tempos”, que também dá nome a essa série documental. Em 18 de março de 1990, Saint Patrick's Day, data comemorativa bastante importante nos EUA, dois ladrões disfarçados de policiais entraram no museu com a liberação do guarda em serviço no horário.
Após anunciar o roubo, eles amarraram os funcionários que estavam trabalhando naquela madrugada, entraram no salão e roubaram inúmeras obras em cerca de duas horas, deixando um prejuízo de mais de R$ 2,5 bilhões que permanece sem solução mesmo após 34 anos.
Você já assistiu alguma dessas séries? Todas elas possuem poucos episódios e estão disponíveis na Netflix.
Fique bem informado! Participe do nosso grupo de leitores e receba notícias diárias no seu celular. Acesse o link: https://chat.whatsapp.com/HefyIzhIpO1D2HC4Ytp

Cultura
Os lançamentos do cinema e do streming, dicas de filmes, livros e séries, notícias e opinião sobre a cultura popular do Brasil e do mundo sob o olhar de um publicitário e apaixonado por entretenimento.