Há quem não goste de filmes de guerra, ache chato ou triste. A verdade é que, além de serem entretenimento, eles servem para nos lembrar da história e do sofrimento humano nas muitas batalhas travadas ao longo do tempo em todos os cantos do mundo. Por isso, eu separei alguns filmes de guerra que são verdadeiras obras-primas e que valem o seu tempo.
O Destino de Uma Nação (2018)
Sim, esse é um filme de guerra, mesmo que trabalhe mais a parte política e do alto comando do exército inglês. O Destino de Uma Nação acompanha Winston Churchill, interpretado brilhantemente por Gary Oldman (que conquistou a estatueta de Melhor Ator no Oscar de 2018 pelo filme) durante a Segunda Guerra Mundial. O filme tem uma narrativa excelente e uma fotografia primorosa que fazem com que o espectador sinta-se participando da história.
1917 (2019)
Em 1017, dois jovens soldados do exército britânico durante a Primeira Guerra Mundial são encarregados de uma missão quase impossível: atravessar o território inimigo para entregar o mais rápido possível uma mensagem que pode salvar aproximadamente 1600 colegas de batalhão. Além de ser esteticamente bonito, o filme foi um sucesso no seu lançamento e levou três Oscar das 10 categorias às quais foi indicado.
O Soldado que Não Existiu (2021)
Protagonizado por Colin Firth, O Soldado que Não Existiu é um filme baseado em fatos que acompanha um espião e oficial da inteligência naval da Inglaterra que planejou e executou a operação Mincemeat. O plano visava quebrar o controle de Hitler sobre a Europa com um plano criativo e ousado de dissimulação e desinformação.
Nada de Novo no Front (2022)
Quando o fervor da juventude é confrontado com a realidade da guerra, o resultado é um filme de guerra excelente. Em Nada de Novo no Front, adaptação do romance homônimo de Erich Maria Remarque, três jovens alemães se alistam voluntariamente no exército por patriotismo e empolgação e se deparam com uma realidade dura e cruel, muito diferente daquela mostrada na propaganda. Com uma fotografia linda e uma história impactante, o filme mostra a dura realidade da Segunda Guerra Mundial e suas consequências na vida de pessoas comuns, que são esquecidas pela história e contadas apenas em números.
Até o Último Homem (2016)
Não tem como falar de filmes de guerra e não citar Até o Último Homem, de Mel Gibson. A produção acompanha o soldado Desmond Doss, que se alista no exército e se recusa a pegar uma arma e matar pessoas. Ele então é destacado para a ala médica e salva a vida de mais de 75 homens, arriscando a própria vida para poupar a dos outros durante a batalha de Okinawa.
Você já assistiu a todos eles? Se ainda falta algum na sua lista, aproveite para assistir no final de semana.
Fique bem informado! Participe do nosso grupo de leitores e receba notícias diárias no seu celular. Acesse o link: https://chat.whatsapp.com/HefyIzhIpO1D2HC4Ytp
Cinema
Os lançamentos do cinema e do streming, dicas de filmes, livros e séries, notícias e opinião sobre a cultura popular do Brasil e do mundo sob o olhar de um publicitário e apaixonado por entretenimento.