Sábado, 23 de novembro de 2024
Tubarão
22 °C
16 °C
Fechar [x]
Tubarão
22 °C
16 °C

COLUNISTAS

Memórias da Segunda Guerra Mundial, de Sir Winston Churchill

04/04/2024 09h10 | Atualizada em 03/04/2024 12h15 | Por: Vinícius de Carvalho

Imagine que você é um grande orador e uma figura controversa que liderou o seu país em uma guerra contra uma potência militar que vinha devastando a Europa, decide escrever um livro com as suas memórias sobre esse período é congratulado com um Nobel de literatura pelas suas MEMÓRIAS.

Winston Churchill foi primeiro-ministro da Inglaterra de 1940 a 1945 e de 1951 a 1955 e liderou o Reino Unido contra os nazistas na Segunda Guerra Mundial, tendo sido um dos grandes responsáveis pela vitória dos aliados e recebendo honrarias até hoje.

Reuniu as suas memórias, que no Brasil foram publicadas em uma edição primorosa da Harper Collins com mais de 1155 páginas divididas entre dois volumes belíssimos. A obra tem um capricho fora do comum para um conteúdo tão denso e tão importante para a história mundial.

Este livro rendeu a Churchill o prêmio Nobel de Literatura, concedido pela Academia Sueca, mas apesar disso, na infância e adolescência, o autor não foi bem na escola, tanto pelo seu comportamento quanto por seus problemas de dicção e memória.

Sua carreira militar só começou na terceira tentativa e seus hábitos não eram assim muito saudáveis. Mas seu bom-humor e a sua força de vontade em encontrar um caminho em meio ao turbilhão da guerra foram essenciais para o moral do povo britânico e para a vitória dos aliados. É desse livro que sai a célebre frase:

“Na guerra: determinação
Na derrota: desafio
Na vitória: magnanimidade
Na paz: boa vontade.”

Talvez você não se interesse muito por história ou não tenha uma afinidade tão grande com a figura do ex-primeiro-ministro da Inglaterra, mas Memórias da Segunda Guerra Mundial é um livro excelente, e apesar de ter muitas páginas, não assusta tanto por ser um livro de memórias.

Ler os relatos em primeira pessoa de Churchill sobre acontecimentos que para nós não são só páginas escritas na história. São uma poderosa forma de mostrar que o passado não pode se repetir e que grandes figuras políticas com brio e coragem para serem eles mesmos, sem perfumaria e embelezamento, estão cada vez mais escassos, se não em extinção.

Vinícius de Carvalho

Cinema

Os lançamentos do cinema e do streming, dicas de filmes, livros e séries, notícias e opinião sobre a cultura popular do Brasil e do mundo sob o olhar de um publicitário e apaixonado por entretenimento.

TubaNews

As notícias de Tubarão e região sempre ao seu alcance.

(48) 99167-0677 | redacao@tubanews.com.br

TubaNews © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!