Baseada livremente na série de contos homônima, a série Decameron se passa na Idade Média assolada pela peste bubônica, que assolou a Europa e, especialmente, a Florença do século XIV. E é nesse cenário em que um grupo de nobres, é convidado a ficar. Em uma vila, com comida e bebida à vontade e servos sempre prontos para atender os seus desejos até que a doença passe.
Cada personagem tem a sua motivação, os seus desejos, temores e, sobretudo, as suas intenções para essa estadia. Mas, a peste não difere classe ou berço de nascimento, e começa a desestabilizar os hóspedes dessa bucólica localidade. Com uma régua moral bastante elástica, a série utiliza uma narrativa satírica para oferecer uma reflexão sobre como crises ou episódios desafiadores podem revelar as verdadeiras naturezas das pessoas e desestabilizar a sanidade mental.
Apesar de ter o mesmo título da série de contos de Giovanni Boccaccio, a série não é uma adaptação que busca seguir fielmente a obra do autor. Ela mantém alguns dos seus personagens em destaque e eleva outros que, no livro, não tinham assim tanta relevância.
Para além disso, a trama é levemente inspirada no livro e, segundo a showrunner Kathleen Jordan, “um medievalista italiano ficará desapontado se vier a esta série esperando ver seus contos favoritos do Decameron retratados”.
A série de humor bastante ácido tem oito episódios de pouco menos de 1h de duração e está disponível na Netflix. Porém ainda não é possível saber se haverá 2ª temporada, visto que material-base ainda há, resta saber se existe interesse da plataforma de streaming em continuar contando essa história.
Cinema
Os lançamentos do cinema e do streming, dicas de filmes, livros e séries, notícias e opinião sobre a cultura popular do Brasil e do mundo sob o olhar de um publicitário e apaixonado por entretenimento.