Em mais uma de suas aulas relevantes para a ciência, o biólogo e cientista Tiago Rocha mostrou seus estudos sobre patologia clínica para descobrir de onde surgiram as doenças, para conhecer o real motivo de adoecermos. Para ele é necessário se obter a prova em tudo, inclusive no que se refere ao viés científico.O biólogo explica que não é a solução ideal ingerir muitos remédios, apenas um é primordial para a imunidade, o mais completo e eficiente de todos: o sono.
De acordo com Tiago Rocha, ao regularmos as horas de sono, não devemos proceder com descuido, um conselho primordial para os estudantes é não trocar a noite pelo dia. A conclusão a que se chega é que fazendo isso tem-se mais energia para o outro dia.
“Ao regular as horas de sono com descuido teremos sérios problemas. O sono é muito proveitoso antes da meia noite, duas horas de sono antes das 12 horas são mais proveitosas que 4 horas de sono após a meia noite.” Esse é um texto antigo e de suma importância. É possível concluir que se durmo às 22 h e acordo às 6h da manhã, na verdade, eu dormi 10 horas”.
Através deste raciocínio, temos a resposta positiva do sistema imunológico. Para que essa manutenção aconteça, todos deveriam dormir às 9h30, no máximo estender-se às 23h, explica Tiago. Todos os seres vivos são capazes de se comportar fisiologicamente de modo periódico e recorrente, que são os ciclos do corpo. É incontestável que todos os dias sentimos fome ou sono, mais ou menos no mesmo horário, ou até mesmo que o ciclo menstrual feminino apareça todos os meses com um intervalo de duração aproximada. Esses são alguns exemplos de produtos dos ciclos (ou ritmos) biológicos que são eles: ciclo circadiano, ultradiano e infradiano, tão importantes que a cronobiologia os estuda e, se desregulados alteram a qualidade do sono.
Ciclo Infradiano – é o ciclo menstrual de 28 a 30 dias, sendo o mais extenso do corpo humano e pertencente as mulheres.
Ciclo Ultradiano – é o ciclo luteinizante, que está relacionado a sexualidade masculina e o ciclo sexual. Para uma avaliação deste ciclo, é preciso realizar o exame LH.
Ciclo Circadiano – é o relógio biológico que o corpo apresenta, sendo muito organizado e se respeitado proporcionará todos os estímulos aos quais necessitamos para resistir às pandemias e doenças. Se esse ciclo estiver regulado, se repetirá a cada 24 horas que é o ciclo do sono.
Quanto ao sistema imune, é aquele que temos para a defesa no nosso corpo que não é só contra vírus, fungo e bactéria, é para reparação. Temos dois tipos:
Inata é a linha de defesa do corpo, a primeira linha, a de frente, a externa, como soldados que defendem o nosso corpo, com substâncias externas, ambas são proteínas, como as Catalecidinas e Defensinas. Na pele, temos as Catalecidinas e já no sistema digestivo e trato respiratório temos as Defensinas.
Adaptativa que são as específicas, com memória adquirida, que se relacionam a invenção das vacinas, os linfócitos B e T. Com relação as vacinas contra a Covid-19, existem vários tipos, mas na opinião do cientista é a Coronavac a mais completa.
Segundo Tiago Rocha, todos temos o modo sono. Nele acontece a produção das células de defesa na medula óssea que depois migrarão, se maturarão e especializarão. Na área interna do osso, existe uma matriz de produção de células de defesa, que é a medula óssea, sendo o sono responsável por sua maturação.
Durante o sono temos muitos benefícios, por exemplo, o GH, hormônio do crescimento é liberado entre 21h e 4h.
Para quem pratica exercícios é neste momento que crescem os músculos. Em contrapartida o cortisol, que é o hormônio do estresse, diminui durante o sono, o pico dele é ao acordar, por isso ao nos levantarmos, geralmente estamos irritados.
Aos 90 minutos depois que dormimos é que estaremos no pico do sono, produzindo tudo o que é positivo para o organismo. O sono revigorante é um fator crucial, pois durante esse período a imunidade consegue se refazer, conclui o biólogo.
Medicina Natural
Mestre quando se fala em alimentação saudável. É naturólogo e tem total domínio quando o assunto é qualidade de vida atrelado a alimentação. É autor do livro “Curas Extraordinárias”, onde já atingiu mais de 50 países, além de ser um sucesso com seus vídeos na internet.