Segundo o biólogo e cientista Tiago Rocha, comer com maior frequência que o necessário fará com que seu estômago produza mais suco gástrico do que é suportado, provocando uma maior sobrecarga. Um estômago sobrecarregado não consegue se curar e adquire inflamações mais facilmente.
A regularidade no comer nada mais é do que hora certa para comer, estudaremos quantas refeições são importantes, quais profissões exigem um número maior delas. Os ensinamentos são para que todos tenham horário para almoçar, jantar e acredito que todos devam melhorar muito e priorizar sua alimentação que é de suma importância, complementa o biólogo.
“Quanto ao tempo de digestão dos alimentos ele varia, dependendo também, do tipo de alimento ingerido e do primeiro estágio da digestão que se processa na boca durante a mastigação. O estômago só se esvaziará, quando o alimento atingir consistência, PH e temperatura ideais. A carne processada será digerida de 3 a 4 horas, o que inclui hambúrgueres, salsichas, linguiças, mas também a carne em si, é uma média de 5 a 6 horas; já os legumes e vegetais demoram no máximo 40 minutos para serem digeridos; os grãos como o feijão levam de 2 a 3 horas; os laticínios como o leite e o queijo demoram 1 hora e meia para fazer digestão, os mais gordurosos como requeijão levam 2 horas para concluir o processo no estômago. Com relação aos sucos e caldos, o suco demora 15 minutos. Os ovos levam um tempo de 45 minutos, sendo que apenas a gema demora 30 minutos. Pizza, hambúrguer e cachorro quente levam de 6 a 8 horas para serem digeridos.”
Isso é para vocês entenderem o tempo que demorará a ser concluída a digestão de cada alimento, não é porque é digerido rápido que estamos fracos, o segredo não é comer muito, mas sim alimentos nutritivos..
O desjejum é o café da manhã, correspondendo a refeição mais importante e não deve ser leve. Temos que entender que essa primeira refeição deverá ser da proporção de um almoço. O desjejum deve ser substancioso e tem lógica mesmo, porque ele terá o dia todo para ser absorvido e digerido, já durante a noite descansaremos, sendo a sequência correta do processo, então é diferente do que aprendemos, mas o interessante é que tenhamos acesso a novas informações, explica Tiago Rocha.
Para quem apresenta hábitos sedentários e não se alimenta de forma adequada, poderá vir a óbito e, em muitos casos a fraqueza que sentimos é porque os órgãos digestivos estão cansados. Foram muito sobrecarregados durante o dia, comendo de 3 em 3 horas, podendo ter 5, 6 a 8 refeições diárias, não permitindo que o estômago descanse, isso não é saudável, diz ele.
“Jantar cedo e aumentar o tempo de jejum, aumenta alguns efeitos positivos no corpo, como melhor controle glicêmico. É mais vantajoso que todas as células tenham níveis mais baixos de açúcar por causa de um processo chamado glicação, sendo que quando a glicose se liga a proteínas e forma compostos chamados de produtos finais de glicação avançada, podendo causar inflamação no corpo e aumentar o risco de desenvolver diabetes e doenças cardíacas.”
Essa rotina torna-se um hábito, o estômago me apresenta essa necessidade e eu me sinto fraco e quando era para eu dormir, que meu cérebro, o coração desaceleram, e ingiro alimento ativando o estômago, o que ocorre é que eu estou dormindo, era para todos os órgãos estarem repousando e o estômago está em atividade, ressalta o biólogo.
São liberados hormônios no processo de digestão dos alimentos, portanto se eu comer e dormir esses processos hormonais apresentarão impacto negativo.
Para que você consiga ter uma vida saudável e permitir que o estômago descanse, não sendo sobrecarregado, o ideal é tentar realizar 4 refeições por dia e a noite se manter 12 horas em jejum que inicia-se pós o jantar e deve ser no mínimo duas horas antes de dormir, conclui o biólogo.
Medicina Natural
Mestre quando se fala em alimentação saudável. É naturólogo e tem total domínio quando o assunto é qualidade de vida atrelado a alimentação. É autor do livro “Curas Extraordinárias”, onde já atingiu mais de 50 países, além de ser um sucesso com seus vídeos na internet.