Sábado, 23 de novembro de 2024
Tubarão
22 °C
16 °C
Fechar [x]
Tubarão
22 °C
16 °C

COLUNISTAS

Conheça as verdades sobre os tratamentos naturais

27/06/2023 19h26 | Atualizada em 27/06/2023 19h32 | Por: Tiago Rocha
Sua avó tinha razão – Ilustração

A ideia básica da medicina natural é ter sempre ao alcance das mãos as plantas medicinais indicadas para o tratamento de sintomas e doenças mais comuns, como a gripe e a dor de cabeça. A tradição de usar remédios caseiros para a cura de doenças comuns como gripes, resfriados e problemas digestivos está presente  na maioria dos lares. E, de fato, muitas das plantas usadas pelo povo têm seu efeito curativo comprovado, após serem submetidas a criteriosos estudos.

Pode-se afirmar que, no Brasil, cada família conhece pelo menos uma receita caseira e essas receitas sempre utilizam plantas medicinais. Elas passam de geração a geração e têm sobrevivido ao passar do tempo e ao crescimento da medicina alopática e dos remédios sintéticos. Em levantamento realizado pelo Ministério da Saúde, verificou-se que a fitoterapia está presente em mais de uma centena de municípios brasileiros, contemplando quase a totalidade dos Estados.

Devido à importância da fitoterapia para a saúde pública, o Ministério da Saúde desenvolveu a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) no Sistema Único de Saúde, validando o uso das plantas medicinais. Conversamos com Tiago Rocha, que é Biólogo, Cientista e Técnico em Saúde Pública, tendo realizado entrevistas sobre tratamentos naturais, nas principais redes de televisão brasileiras. Ele fala:

“Tudo é remédio natural, mesmo químico vêm do natural, eles sintetizam para ser vendido como remédio, eles tem que modificar essa molécula de tal forma que ela não seja encontrada na natureza, mas partiu da natureza. Hoje com o avanço da medicina e da nutrição, a gente já estuda a união entre tipos de terapias alopáticas que não seja com remédios, junto com o processo nutricional, mas também entra a fitoterapia que é um tratamento com as plantas, ou nutrição, eu uso muito os tratamentos com argila: água, as inalações, os escalda pés, os banhos de acento, as aplicações de argila no abdome para desintoxicação, esses são os remédios da natureza; na verdade essa matéria nem seria matéria há 200 anos atrás. Porque tratava-se tudo com planta, com alimento, não havia remédio químico.”

“Nós acabamos estudando o que tinha melhor no mundo em tratamento natural e colocamos isso pra população de forma mais didática possível, para trazer conhecimento que as pessoas não têm sobre tratamento natural, mas a cura natural depende do mesmo princípio da cura química.”

A palavra remédio, vem do grego remediar, eu engano o corpo, eu dou um tempo para esse corpo não sentir dor, não sentir nada, ajudo num certo tipo de processo inflamatório e deixo ele se restaurar, é isso que se faz em tratamento, desde natural a químico, diz Tiago.

O biólogo ressalta: “Se me preguntarem se é possível tratar doenças sem uso de químicos, eu diria que sim, depende também do grau que chegou essa doença, é preciso de um tempo hábil para restaurar a saúde.”

“As vantagens de tratar de forma natural é que não tem efeito colateral, quando trata de forma natural, já sabemos a causa, não estamos tratando os sintomas da doença. Por exemplo, você tem pedra no rim, trata a inflamação que foi gerada, a dor, mas não resolveu o problema da pedra, mas se você, por exemplo, usa a água do limão todo dia com 300 mm de magnésio quelato, irá desmanchar as pedras aos poucos. E a pessoa precisa tomar mais água, reduzir o consumo de sal, e a vantagem que é natural.”

Tiago Rocha dá algumas dicas sobre tratamentos naturas que curam:

Para enxaqueca?

Eu descobri que não há nada melhor do que mel com a babosa, quem não faz, vive sofrendo, porque a enxaqueca é uma doença circulatória; para esses latejamentos no cérebro, é o melhor remédio que existe. Preparar 250 g de babosa gel, aquela grande de quintal, descasca, coloca na panela e deixa decantar por 3 horas, pega o gel que sobrou, coloca no liquidificador com ½ kg de mel, uma colher de cachaça, liquidifica tudo e toma 3 colheres por dia.

Para o intestino?

Para o intestino há várias plantas, mas as melhores são as que vou citar: Cáscara Sagrada, Sene, só que a Sene ás vezes irrita o intestino e tem a Jalapa (planta mexicana), que é a mais poderosa para usar o banheiro, é tomar e usar. Tem que usar juntamente com o iogurte natural, que contém as bactérias boas para o intestino e também, é importante quem tem intestino preso fazer abdominal, para auxiliar no movimento peristáltico.

E quanto a antibiótico?

O melhor antibiótico do mundo é a Própolis, as pessoas que tiveram Covid-19 e fizeram o seu uso, foram as que mais se recuperaram; a Propólis é uma substância que as abelhas usam como antibiótico, elas a produzem exatamente para evitar uma pandemia entre elas.  Se uma pessoa usar própolis, 40 gotas todos os dias, dificilmente ela gripará. A tipo verde é a melhor do mundo e tem no Brasil.

Sobre os antiinflamatórios

Cebola, cúrcuma, açafrão da terra (que é o melhor). Ajuda nas Dores musculares, dores no joelho, etc.

Ansiedade e depressão

Pra ansiedade nós trabalhamos muito com mulungu, valeriana, passiflora, erva de São João, flor da camomila, a melissa; um leque de tratamentos para ansiedade, porém ela está relacionada a duas coisas: rotina de circuito de dopamina, muito celular, tela, o que dá um ciclo vicioso, como uma droga e, o excesso de preocupação. A depressão também é uma doença química que deve ser tratada de forma química. Dá pra usar a biomassa da banana verde que é riquíssima em triptofano, que produz a serotonina que é o hormônio da alegria.

Podemos nos curar apenas com tratamento natural, quando eu deixo a droga (remédio químico), dou um tempo pro meu corpo, paro de comer besteira e me alimento de verdade; tomo água pura, me exercito na natureza, pego bastante sol, durmo bem e confio em Deus, o corpo começa a melhorar. Esses são os remédios da natureza. Das drogas do mundo todo, só 3 ou 4 não tem efeitos colaterais, mas para uma situação de emergência, muitas vezes os químicos são indispensáveis, mas se não tem uma preparação do corpo, nem remédio, nem macumba vão curar a pessoa; se ela não tiver uma estrutura boa do próprio organismo.

De 12 a 15 dias é o tempo que se leva para obter resultados com tratamento natural, mas tem que fazer. Os químicos aliviam na hora, só que protelam e podem se tornar algo muito pior e perigoso, mas a pessoa só acredita quando acontece com ela, a droga tem sua efetividade se eu estiver com pressa, mas pagarei o preço do efeito colateral. Por exemplo, se estiver com febre, deixa o corpo resolver automaticamente; é possível tratar-se sem remédio químico, eu estudo há muito tempo os remédios da natureza, aplico em mim quando preciso, aplico nas pessoas, eu tenho inúmeros depoimentos daqueles que fizeram o tratamento natural e melhoraram. Só basta quere! É a forma mais fácil e prática, conclui o biólogo.

Tiago Rocha

Medicina Natural

Mestre quando se fala em alimentação saudável. É naturólogo e tem total domínio quando o assunto é qualidade de vida atrelado a alimentação. É autor do livro “Curas Extraordinárias”, onde já atingiu mais de 50 países, além de ser um sucesso com seus vídeos na internet.

TubaNews

As notícias de Tubarão e região sempre ao seu alcance.

(48) 99167-0677 | redacao@tubanews.com.br

TubaNews © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!