Era tarde da noite, Judite estava super ansiosa e irritada ao extremo. Já tinha tomado seu remédio para ansiedade e não sentiu melhora.Sem saber, sem pensar foi até a geladeira e automaticamente pegou uma guloseima para comer. A Judite ama leite condensado e caiu em um doce à base desse alimento.
Nas primeiras mastigadas, Judite já sentiu uma sensação de bem- estar e relaxamento. Hum hum hum... sonidos que saem de sua boca e ela está agora mais calma e tranquila.Judite daqui pra frente entende que um doce a acalma. Então quando ela estiver em seu período fértil, quando alguém a irritar ela irá procurar seu remédio (o leite condensado).
Eu poderia dar 100 razões científicas para você não fazer uso de leite condensado, mas vou explicar os efeitos da ansiedade na mente da Judite e da pessoa com o cérebro ansioso.
Aconteceu um ciclo de vicio e resposta de prazer.
Judite ansiosa fez o maior mal que ela poderia fazer a si mesma, reforçar o circuito de dopamina em seu cérebro.Porém, agora Judite não sabe mais se está ansiosa por que está com problema emocional ou se está ansiosa por falta de açúcar e ela só piora seu caso a cada dia que passa.Come doce por causa do vício de bem estar que o açúcar promoveu. Ou come doce para ter a sensação de bem estar que o açúcar promove.
Complexo, mas é um ciclo vicioso.
O açúcar refinado rouba nosso magnésio, nosso cálcio nossas vitaminas, inflama nosso cérebro e nos deixa extremante irritados e ansiosos. O açúcar refinado tem um poder maior de dependência que a cocaína, heroína e até mesmo o craque.
Os brasileiros usam em média 150 gramas dessa droga por dia. E o simples fato de sua abstinência já vai gerar um certo tipo de ansiedade.
Um estudo feito em ratos, observou que ratos alimentados simultaneamente com açúcar e cocaína sempre davam a preferência ao açúcar no lugar da cocaína.
Essa vontade da Judite e ansiedade só vai aumentar. Só não sabem mais agora se ela é ansiosa porque falta açúcar ou se falta açúcar e é ansiosa por isso.
O açúcar não é bom para o estômago. Causa fermentação, e isto obscurece o cérebro e ocasiona mau humor. — Manuscrito 93, 1901
Sento-me com freqüência à mesa de irmãos e irmãs, e vejo que eles usam grande quantidade de leite e açúcar. Isto sobrecarrega o organismo, irrita os órgãos digestivos, e afeta o cérebro. Tudo quanto embaraça o ativo funcionamento do maquinismo vivo, afeta muito diretamente o cérebro. Testemunhos Selectos 1:190 (1870)
AÇÚCAR interferi diretamente no TDAh
Há evidências entre comportamento hiperativo em associação ao aumento do consumo de alimentos açucarados em indivíduos com TDAH. Isso ocorre devido à hipótese de que o açúcar pode levar a alterações na sinalização de dopamina, concentração no plasma de epinefrina e norepinefrina que contribuem para os sintomas característicos de TDAH. (Chandra; Anandakrishna; Ray, 2009; johnson et al., 2011)
Glicose alta Altera o SNC
A glicose, um tipo de carboidrato simples, é a principal fonte de energia para o funcionamento cerebral. Estudos sugerem melhoras a curto prazo de memória, atenção e habilidades, após administração de glicose porém, o consumo excessivo de açúcar gera quadros hiperglicêmicos, que podem causar alterações na expressão das células gliais presentes no cérebro, por ação do estresse oxidativo causado pelo aumento de espécies reativas de oxigênio no organismo e estas variações podem provocar desordens no Sistema Nervoso Central (SNC) e seus anexos, como: distúrbios psiquiátricos, doenças neurodegenerativas e disfunções cognitivas, causando retardo no desempenho de memória, aprendizagem e plasticidade sináptica, que são funções fundamentais do SNC. (Mello; Funchal, 2011; Silva, 2015)
Medicina Natural
Mestre quando se fala em alimentação saudável. É naturólogo e tem total domínio quando o assunto é qualidade de vida atrelado a alimentação. É autor do livro “Curas Extraordinárias”, onde já atingiu mais de 50 países, além de ser um sucesso com seus vídeos na internet.