A dieta flexível é uma dieta que a maioria das pessoas tem melhor adesão. É um método que visa controlar a ingestão calórica, porém mantem uma proporção entre os nutrientes, ou seja, a pessoa pode comer de tudo, mas nas quantidades certas para suas necessidades.
Quando o paciente recebe uma dieta restritiva, cortando muitos alimentos que ele costuma comer, ele rapidamente enjoa e não adere ao tratamento. Então a dieta flexível é muito mais sobre INCLUIR do que RESTRINGIR. É sobre você pode comer um pedaço de pizza ou um doce depois do almoço, tudo calculado dentro das necessidades de cada um. É sobre manter o equilíbrio entre as escolhas.
Alimentos proibidos da dieta flexível
Como o plano alimentar é FLEXÍVEL, não existem alimentos proibidos. Mas claro que o ideal é valorizar alimentos ricos em fibras, como frutas, legumes e verduras, que em geral trazem mais saciedade para o organismo com um valor menor de calorias.
A dieta flexível é uma ótima maneira de conhecer melhor os alimentos e aprender onde estão as calorias e macronutrientes sem deixar de aproveitar alguns prazeres da vida.
Embora por ser flexível seja mais tranquila, é preciso estar atento(a) para não cair em armadilhas, como por exemplo: exagerar no arroz e feijão no almoço, para ser compensado por uma salada no jantar. Por isso a importância de um atendimento personalizado com a nutricionista, pois é o que determina a quantidade de calorias e macronutrientes ideais para seu organismo e objetivo pessoal. E também, pra ter melhores estratégias nutricionais.
Fique bem informado! Participe do nosso grupo de leitores e receba notícias diárias no seu celular. Acesse o link: https://chat.whatsapp.com/HefyIzhIpO1D2HC4
Nutricionista
Pós-graduada em Emagrecimento e Metabolismo. Por meio de ações planejadas presta suporte para que o paciente emagreça de forma prazerosa, sem sofrimento e comendo de tudo. Atua em Tubarão, cidade em que realiza atendimentos. As consultas podem ser realizadas pela forma online ou presencial. Pacientes espalhados por 10 países.