Sábado, 18 de maio de 2024
Tubarão
13 °C
11 °C
Fechar [x]
Tubarão
13 °C
11 °C

COLUNISTAS

Cigarros Eletrônicos: Quais são os riscos para a Saúde Bucal?

17/04/2024 10h30 | Atualizada em 17/04/2024 22h22 | Por: Amanda Beckhauser

O cigarro eletrônico, popularmente chamado de “pod” ou “vape”  surgiu como uma alternativa ao uso do cigarro convencional atuando como um meio de combate ao tabagismo, porém virou “moda” entre jovens e adultos. Apesar de ser considerado menos prejudicial à saúde do que o cigarro convencional, não isenta o usuário dos riscos à saúde bucal.

Diversas pesquisas relatam efeitos desses cigarros na saúde bucal, como a xerostomia, halitose, cárie dental, perda e avulsão de elementos dentários, doença periodontal, câncer bucal e diversas doenças.

Os cigarros eletrônicos são compostos por diferentes substâncias químicas, incluindo a nicotina. Para produzir o vapor, elas são expostas a altas temperaturas e esse processo desencadeia reações químicas que geram diversos compostos, como acroleína, acetona e acetaldeído.
Além disso, a quantidade de nicotina liberada pelo cigarro eletrônico é menor, então, a tendência é de que os usuários façam tragadas mais profundas e longas. Isso aumenta o tempo de exposição às substâncias, que são irritantes, citotóxicas e carcinogênicas.
Portanto, os usuários de cigarros eletrônicos também podem desenvolver enfisema pulmonar, diferentes tipos de câncer e ainda problemas e doenças bucais, o que inclui o câncer de boca.

Quais problemas bucais o cigarro eletrônico pode causar?

O câncer de boca é uma das doenças que podem ser desencadeadas pelo uso do cigarro eletrônico. Isso acontece porque a exposição ao vapor gerado pelo dispositivo prejudica a cadeia de DNA das células, dificultando a reparação celular, o que favorece a manifestação do câncer. Mas existem ainda outros problemas que os cigarros eletrônicos podem causar. 

Problemas e doenças gengivais:

As gengivas são tecidos sensíveis muito afetados pelo cigarro eletrônico. A nicotina presente no dispositivo reduz o fluxo sanguíneo para o tecido gengival, o que atrapalha o aporte de oxigênio e a condução de nutrientes para esses tecidos. Logo, ele acaba se retraindo e expondo as raízes dos dentes, aumentando o risco de sensibilidade e cáries radiculares. O tecido gengival também pode ficar escurecido, e ainda existe a chance de desenvolvimento de gengivite e de periodontite. Isso acontece também por causa dos prejuízos no fluxo sanguíneo que irriga a gengiva. O problema se torna ainda pior quando o uso do cigarro eletrônico é associado à má higienização bucal, uma vez que esse segundo fator leva ao acúmulo de placa bacteriana.

Boca seca:

Pode até parecer que ficar com a boca seca não é um problema tão grande, mas na verdade essa é uma condição que requer muita atenção. A boca fica seca porque o cigarro eletrônico afeta a produção de saliva. Ela é muito importante para manter a mucosa da boca hidratada, garantindo o equilíbrio do pH e a proteção natural. Ao mesmo tempo, a saliva ajuda a manter a boca e os dentes mais limpos. Sendo assim, quando a produção dela é escassa, existe uma formação maior de placa bacteriana, o desenvolvimento de bactérias nocivas na cavidade bucal e há um aumento da acidez da boca. Por tudo isso, pode ocorrer a desmineralização do esmalte dentário, a formação de tártaro, o desenvolvimento de cáries e o favorecimento de inflamações gengivais. Sem falar que a boca seca também pode provocar o mau hálito

Por todos esses motivos, é importante estar ciente de que o cigarro eletrônico não é mais saudável do que o tradicional. Ele oferece tantos riscos quanto o outro, portanto, o ideal é evitar o consumo.

Amanda Beckhauser

Odontologia

Amanda Beckhauser Hilário, cirurgiã dentista, especialista em Odontopediatria e Ortodontia, e influenciadora com o cargo de Embaixadora Condor na categoria de Higiene Bucal. Além da atuação clínica na odontologia, compartilho o meu dia a dia no Instagram, onde trabalho o tema “saúde bucal simples e eficaz” mostrando o quão importante é cuidar da higiene e saúde bucal, fazendo o básico que funciona, porém é muito importante!

TubaNews

As notícias de Tubarão e região sempre ao seu alcance.

(48) 99167-0677 | redacao@tubanews.com.br

TubaNews © Todos os direitos reservados.
Demand Tecnologia
WhatsApp

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Ok, entendi!